Tecnoretórica Conversas sobre tecnologia com quem entende do assunto

7jul/122

11 – Democracia Organizacional com André Carlucci e Victor Hugo Germano

Esse Tecnoretórica foi gravado durante o The Developers Conference (TDC 2012), diante de um público que participou da discussão, colocando perguntas e reagindo à conversa.
Participaram como convidados o André Carlucci, da Way2, e o Victor Hugo Germano, da Lambda3. O assunto foi um muito importante para ambos e para mim, que é Democracia Organizacional. Eu já havia discutido sobre isso no Tecnoretórica número 6, com o Victor Hugo mesmo. Se você não ouviu, vale a pena ouvir antes desse para se interar.
Durante a conversa falamos sobre os desafios que uma organização democrática enfrenta, como controle de salários, confidencialidade de informações, contratação e demissão, definições estratégicas, entre outros assuntos que em geral muitos não entendem como são tratados em uma empresa totalmente democrática. Falamos um pouco de como trazer o processo de mudança, e também tocamos em exemplos de empresas grandes adotando o modelo, assim como o de publicações que tocam no assunto frequentemente.

Victor Hugo Germano

Victor Hugo Germano

Desenvolvedor há 12 anos, Gamer aficionado, escalador e mais recentemente: empreendedor.
Trabalhando com métodos ágeis desde 2003, já viu várias empresas falirem. Depois de inúmeras tentativas "in company" de mudança cultural, cansou de trabalhar para os outros e decidiu o óbvio: fazer a própria empresa dar certo. Assim nasceu a Lambda3, empresa multidisciplinar que atualmente possui projetos Ágeis de diversos tamanhos entregando valor de negócio com inovação e muito bom humor.

André Carlucci

André Carlucci

André Carlucci é desenvolvedor há 10 anos, organizador do grupo dotnetfloripa, co-fundador e Chief Happiness Officer da Way2 Technology. Formado em computação pela UFSC, trabalhou em grandes projetos de TI no Brasil e Europa. André é apaixonado por metodologias ágeis e não escreve uma linha de código sem testes.

Links da conversa:

  • Pingback: Consequências de uma democracia organizacional | Blog Lambda3()

  • Thiago FeLix

    Excelente podcast, obrigado Giovani por compartilhar essa conversa, parabéns.

    Um outro fato interessante da Zappo, é que eles contratam funcionarios teoricamente “ruins” pela sua faixa de idade ( estudantes e aposentados ) para compor o time de telemarketing, e isso é muito louco, porque na verdade os jovens estudantes precisam de um trabalho com horário flexivel, sem muita pressao e etc, com uma grana razoavel, e os aposentados precisam complementar a renda da aposentadoria e etc, com um trabalho que não seja stressante e que possa prejudicar a saude e talz. Então no fundo essas pessoas tem o perfil ideal para ocupar aquela vaga e já começam a trabalhar com uma motivação intrinseca enorme =)

    Outra história interessante relacionado ao tamanho da empresa e como manter essa cultura quando o número de pessoas aumenta é a história da VALVE. Eles tem um livro que é um guia de conduta e que passa um pouco dos valores da empresa para os novos colaboradores, e a mais importante que cada um poderia desempenhar la dentro é a contratação, é o assunto é levado muito a sério e eles fazem questão de dizer isso várias e várias vezes. Qualquer um pode coordenar o processo seletivo e contratar alguem, entretanto é uma tarefa extremamente cautelosa e passa por uma analise bem rigorosa para garantir que o individuo irá integrar a equipe corretamente. A VALVE diz que a medida que o time cresce e consegue manter essa coerência na mentalidade de todos, o resultado é cada vez melhor.

  • Amauri Alves da Silva

    O problema u00e9 que o u00fanico modelo de democracia que as pessoas tu00eam u00e9 a democracia representativa, que de democracia, nu00e3o tem nada… Bateu-se muito nessa tecla de “escolher” o superior. Acho que os entrevistados apontavam para o lado certo, o de que democracia u00e9 igual a participau00e7u00e3o, e o entrevistador voltava a questu00e3o para o lance da representau00e7u00e3o.

Links

Arquivos

Licença

Blog under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 License
Creative Commons License

Meta