Tecnoretórica Conversas sobre tecnologia com quem entende do assunto

19maio/124

10 – DVCS com Raphael Molesim e Juliano Alves

Neste episódio eu converso com o Raphael Molesim e o Juliano Alves sobre controle de versão distribuído (DVCS - Distributed Version Control System). DVCS atendem diversos cenários que são difíceis ou impossíveis de ser atendidos com sistemas de controle de versão centralizados (CVCS). Podemos entendê-los como uma nova geração de controle de versão. Nesse episódio apresentamos o git, o DVCS mais conhecido, e falamos dos cenários mais comuns de uso, explicamos como ele funciona, e porque alguém adotaria um DVCS.

Raphael Molesim

Raphael Molesim

O Raphael Molesim é desenvolvedor de software, ciclista, agilista e entusiasta da lingua polonesa. Trabalha ha 5 anos com desenvolvimento de software, se divertindo com .NET, Java e Ruby. Tenta até hoje achar uma resposta de como construir um mundo melhor através do desenvolvimento de software.

Juliano Alves

Juliano Alves

Juliano Alves é formado em Ciência da Computação e Especializado em Engenharia de Software pela PUC-SP. Trabalha com desenvolvimento de software a 6 anos e com métodos ágeis a 2, possuindo experiência com Java, Scala, Ruby e Python. Contribuinte do framework opensource Mirror, criado para simplificar o uso de reflection e commiter do VidaGeek Games, uma plataforma que mistura prática deliberada e Gamefication para ensino. Hoje trabalha na Lambda3, empresa envolvida no meio ágil desde que foi criada. Também palestrou algumas vezes no Conversa Rápida, um evento com palestras de temas variados.

Links da conversa:

  • Escrifonife1

    Ótimo podcast.

    Na empresa em que trabalho hoje usamos o Source Safe para controlar o nosso código em VB6.

    Vocês recomendam o Git ou o TFS para o código em VB6?

    vlw

    • Depende do cenário. VB6 pode ser controlado por git ou por TFS. A linguagem tem pouco ou nada a ver com o sistema de controle de versão.

  • Adorei a proposta do estilo desse episódio: focar o debate técnico numa tecnologia…interessa tanto aos iniciantes, quanto aos mais experientes no tema. Entendi que meus medos (acostumado ao SVN e Windows) não são tão incomuns…tentarei enfrentar meu “medo da linha de comando”. 😉 Parabéns!

  • Pingback: 12 – Programação Funcional com Juliano Alves « Tecnoretórica()

  • Pingback: Discutindo sobre DVCS e Git com Juliano Alves e Raphael Molesim | Blog Lambda3()

  • Francisco Rodrigues

    Em relação ao que foi dito no minuto +/- 20:00, hoje o código consegue falar muito da sua empresa. Você consegue ver, por exemplo, o horário que uma determinada pessoa trabalha, como o código evolui, se somente uma única pessoa trabalha nele (o que pode ser estratégico para a empresa concorrente). Se isso apresenta um risco? Só quem teve seu código copiado poderá informar 😉

  • Pingback: Slides da palestra sobre Git ministrada no ALM Summit 2013 | Blog Lambda3()